Imagem capa - Benefícios da Massagem Shantala em bebês  por Jéssica Hanna Fotografia
Acompanhamento do bebê

Benefícios da Massagem Shantala em bebês

Você já ouviu falar sobre a Massagem Shantala ? 

Eu já havia, mas foi depois de registrar a Karen realizando a massagem em seu bebê Francisco que fiquei curiosa e fui atrás para conhecer os benefícios reais dessa massagem. Quer saber mais ? Então vem comigo !


Esta é uma massagem de origem indiana que foi trazida para o Ocidente por um médico obstetra na década de 70. 

Sua principal característica é desenvolver a interação e vínculo do bebê com seus pais. Ao ser massageado, ele se sente mais seguro e responde com mais tranquilidade aos estímulos do ambiente. O resultado pode vir através de um sono mais tranquilo, alívio das cólicas, redução do choro e irritabilidade, entre outros.


Além disso, a massagem também estimula os órgãos do bebê, melhorando sua  digestão e circulação. O desenvolvimento motor é outro benefício: a movimentação de mãos, pés, braços e perninhas facilita o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, pegar e soltar. 




Especialistas recomendam que este pode ser um ritual diário de: massagem, banho, mamada e sono. O banho vai relaxá-lo ainda mais para um sono gostoso e tranquilo. 

Já se convenceu dos benefícios e quer aprender como fazer ? Você pode encontrar vários videos de especialistas na internet, ou mesmo se matricular em um Curso Presencial em sua cidade.


Termino este texto com um último benefício da massagem Shantala. O poder do toque das mãos não vai só para o bebê que recebe a massagem. O que eu vi ao registrar a Karen massageando o seu Francisco foi uma mãe totalmente entregue ao momento, que delirava ao ver as expressões e risadas que ele a entregava em retribuição. 


Referências:

https://bebe.abril.com.br/familia/shantala-aprenda-passo-a-passo-a-fazer-a-massagem-que-os-bebes-adoram/

https://revistacrescer.globo.com/Primeiras-Descobertas/noticia/2016/12/shantala-toques-que-acalmam.html

https://www.amamentareh.com.br/shantala/

http://fisioterapia.com/a-historia-da-shantala/